Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial