Encontro na Província

“Contemplemos a Cruz de Coesfeld, imagem de uma árvore de vida. Deus em sua bondade e cuidado providente, chamou-nos a vida como um instituto religioso e nutriu-nos com as graças que fluem do rio do seu amor divino. Tornamo-nos uma nova “Árvore da Vida” para a edificação do seu reino. A semente que Ele plantou foi o dom de si mesmo, nas pessoas de Hilligonde Wolbring e Elisabeth Küling, cujo esvaziamento pessoal para o reino de Deus, tornou-se realidade aos pés do crucifixo de Coesfeld – árvore da vida de Jesus. Hoje, ao contemplarmos esta cruz, somos convidadas a permanecer unidas a Cristo para florescer e dar muitos frutos.”

     Com este enfoque dado na oração inicial, fazendo memória da caminhada dos últimos três anos à luz da Palavra - a Videira e os ramos, Jo.15, nos reunimos para, juntas, pensarmos e elaborarmos o Planejamento Estratégico da Província 2017 a 2022, baseado no Documento Capitular de 2016.

     A Palavra de Deus usa a imagem da videira e dos ramos para falar da intimidade dos cristãos com seu mestre, o Cristo, como a identidade de um tronco, de onde brota a força para a vida cristã. É uma força transformadora, capaz de produzir vida, folhas, flores e frutos, mostrando a beleza da árvore e da natureza.

    Permanecer no tronco, isto é, em Jesus Cristo, árvore da vida, é renovar os compromissos com o Deus da vida. Como sinal de que nutrimos nossa vida, crescemos e nos ramificamos em Deus, realizamos o gesto de amarrar a fita que recebemos na cruz de Coesfeld.

    Com o tema: Planejamento com Espiritualidade, fundamentação e estrutura, orientadas pelo assessor, Profº Drº Rodinei Balbinot, o mesmo situou-nos nos trabalhos a serem realizados, destacou a importância da ação, afirmando que planejar é traçar caminhos para realizar a visão de futuro e atingir os resultados esperados. Fez referência ao autor Lair Ribeiro que alerta: “se você falhar em planejar está planejando falhar”.

     Focadas na intencionalidade de cada tema do Documento Capitular, foi refletido e definido ações a serem realizadas nos próximos seis anos pela Província.

    O encontro terminou com uma bonita celebração de benção, ministrada pelo Padre Verno Weber e inauguração do Espaço Mariano, construído no pátio interno da Casa Provincial. Em sintonia com a Igreja do Brasil, que celebra o Ano Nacional Mariano, ao celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como Província Nossa Senhora Aparecida, erguemos em homenagem à nossa Mãe um novo espaço de oração e contemplação.

Veja algumas imagens: