Revista Enfoque ND

Uma das tarefas da escola perante a sociedade tem sido a de mostrar que os interesses individuais só se realizam plenamente através dos interesses sociais.

A educação, ao socializar a criança/adolescente, mostra que o ser, sozinho, não poderá desenvolver-se. O ser humano desenvolverá sua potencialidade em contato com outras pessoas, com o meio social.

Entendemos que não basta que o aluno aprenda o conteúdo didático e passe de ano, o papel da escola vai muito além, é preciso que promova a interação da criança com o mundo, com a finalidade de ajudá-la a articular soluções e resolver conflitos, buscando estabelecer e alcançar seus objetivos na vida.

Para que o trabalho nas escolas obtenha resultados significativos, a ação dos professores deve vincular-se aos projetos e estes devem ter a participação das famílias dos alunos. É necessário que façam sentido e que tenham significado a todos os envolvidos.

Participar da vida escolar dos filhos é, sem dúvida nenhuma, muito importante para o desenvolvimento educacional da criança. Essa atenção faz com que se sinta valorizada, afirmando sua autoestima.

Considerando o momento no qual o espaço escolar não pode mais restringir-se ao trabalho isolado da sala de aula e que as crianças, na mais tenra idade, são expostas a uma infinidade de estímulos sonoros, convivendo com as “novas tecnologias” (computador, internet, games, celulares) exige do professor, da unidade escolar e da família, outra postura.

As escolas da Rede Notre Dame têm trabalhado seus projetos dentro dos Valores da sua Proposta Pedagógica, onde o ensino se fundamenta em: Educação com a vida, Educação para a vida e Educação por vida, procurando sempre novas e melhores formas de educar, partindo dos saberes e dos questionamentos que ecoam nas comunidades onde atuam.

Confira a edição virtual da Revista ENFOQUE, Novembro 2017, Notre Dame clicando aqui.

No meio do ano de 2017 falamos sobre Educação Sólida em Tempos Líquidos, confira a edição na íntegra clicando aqui!

A última edição de 2016 abordou o tema “Consumo Consciente”, que oportuniza discussões, ações e debates sobre os cuidados com o futuro de nosso Planeta Terra. Clique aqui e acesse a Versão Digital. 

No primeiro semestre de 2016 a Revista Enfoque trouxe como tema Educação para uma Sociedade Sustentável. Acesse aqui a Versão Digital.

A segunda edição de 2015 da Revista Enfoque  aborda o tema Notre Dame Educação com ValoresClique aqui e acesse aqui a Versão Digital.

No primeiro semestre a revista Enfoque Notre Dame trouxe como tema Acontece na Escola. Acesse a Edição Virtual.

Retome a leitura da edição do 2º semestre de 2014 que tem como tema A Hora da Verdade: sala de aula  Edição Virtual.

Acesse também o conteúdo da revista Enfoque Notre Dame  do 1º semestre de 2014 com o tema: A Educação e a mídia virtual  na Versão Digital