Revista ENFOQUE Notre Dame

A Revista Enfoque, ano 8, edição 21, novembro de 2016 aborda o tema “Consumo Consciente”, que oportuniza discussões, ações e debates sobre os cuidados com o futuro de nosso Planeta Terra. 

Com um olhar atento que avalia a importância do ser e não do ter, o consumo com consciência, as direções e professores das escolas da Rede Notre Dame nos trazem registros de atividades que estão desenvolvendo, durante o ano todo com os estudantes, na mobilização por uma mudança de comportamento.

 Na editoria Entrevista, uma psicóloga analisa o comportamento e sua relação com o consumo e seu impacto nos nossos hábitos. Ela alerta sobre como cuidar do meio ambiente e nos dá dicas sobre práticas sustentáveis.  

Aproveitando a passagem da artista, estilista e artesã Consuello Matroni, que participou de uma atividade na XI Semana Artístico-Literária 2016 no Colégio Maria Auxiliadora, conversamos sobre como podemos aproveitar materiais de descarte reciclando e economizando. Ela chama a atenção para o problema do lixo e a necessidade de reutilizá-lo.  

Sobre as ações das escolas, registramos: no Colégio Santa Teresinha os alunos estão analisando investimentos financeiros como uma projeção para uma reserva de dinheiro visando a estabilidade econômica no futuro. No Santa Catarina os estudantes comparam as relações da natureza com a sociedade em que vivem. Outra análise é sobre a Sociedade do Ter, que está sendo observada pelos professores e alunos do Sagrado Coração de Jesus. No Madre Júlia foi criado o Projeto Motivacional que oferece aos alunos o contato direto com profissionais e suas áreas de interesses. Na Escola Sagrada Família estudantes e comunidade estão refletindo sobre as necessidades básicas e como isso afeta o Planeta. Na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, os alunos estão estudando a prática das boas atitudes. A Escola Maria Rainha reflete que não precisamos deixar de consumir, mas pensar em reaproveitamento evitando o desperdício. No Maria Auxiliadora a grande inspiração está ligada às questões sociais e culturais. O tema envolveu a comunidade escolar e criou a Casa Comum, montada no Ginásio Grande, com ambientes planejados a partir de materiais restaurados e transformados em móveis.

Leia mais e aproveite essa edição do segundo semestre que conta o quê nossas escolas estão fazendo para despertar sobre os cuidados que devemos ter com a terra que será herdada pelos nossos filhos.  

Acesse aqui a Versão Digital e fique por dentro de tudo.


No primeiro semestre de 2016 a Revista Enfoque trouxe como tema Educação para uma Sociedade Sustentável. Acesse aqui a Versão Digital.

A segunda edição de 2015 da Revista Enfoque  aborda o tema Notre Dame Educação com Valores. Clique aqui e acesse aqui a Versão Digital.

No primeiro semestre a revista Enfoque Notre Dame trouxe como tema Acontece na Escola. Acesse a Edição Virtual.

Retome a leitura da edição do 2º semestre de 2014 que tem como tema A Hora da Verdade: sala de aula  Edição Virtual.

Acesse também o conteúdo da revista Enfoque Notre Dame  do 1º semestre de 2014 com o tema: A Educação e a mídia virtual  na Versão Digital.