Congresso SINEPE - Dia - Rede ND presente

3º DIA - 21/07 - 14º CONGRESSO DO ENSINO PRIVADO GAÚCHO - Centro de Eventos da PUCRS

 REDE ND, PARTICIPANDO  DO CONGRESSO - "Ousadia para mudar".

Iniciando nosso último dia do Congresso. E a pergunta para o dia é: “O que no dia de hoje você ousa mudar? O importante é começar, então: mãos à mudança!

PALESTRAS:

SE QUEREMOS MELHORES PROFESSORES, TEMOS QUE TER MELHORES PESSOAS

Alexandre Ventura fala da importância do aprimoramento e do empoderamento dos professores

"Tudo o que fizemos ou deixarmos de fazer é responsabilidade nossa. Temos que dar tudo o que podermos dar, fazer tudo o que tiver ao nosso alcance. Temos que ter o foco nos nossos alunos em termos de responsabilidade e de potencializar o sucesso deles como se fosse dos nossos filhos." O doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal) e UnB (DF) e professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Alexandre Ventura deu início à palestra "Professor: protagonista de inovação e mudança" falando da importância de termos bons professores e sermos bons professores, porque um professor é insubstituível na vida dos alunos, tanto pelo conteúdo que ele transmite quanto em relação às competências emocionais e sociais. "Temos que fazer pelos filhos dos outros o que queremos que os professores façam para os nossos filhos."

SE A ESCOLA QUER CONTINUAR A SER RELEVANTE, TEM QUE SE ADAPTAR

José Moran fala sobre a necessidade de transformação das instituições

Uma crise pessoal, profissional e didática depois de 15 anos de profissão foi o que levou o educador e pesquisador de projetos de inovação José Moran a buscar novos caminhos como professor. "Quando eu achava que sabia como era trabalhar com os alunos, comecei a não encontrar muito sentido no que eu fazia, muitas das técnicas não estavam funcionando. Os alunos mudam e os materiais não fazem o mesmo efeito. Tive que me reinventar."

LANÇAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO 3.0 REÚNE AUTORES NO CONGRESSO

Alfredo Fedrizzi, Fernando Becker, Gustavo Borba, José Moran e Mônica Timm de Carvalho fizeram uma sessão de autógrafos para os congressistas.

Os autores da obra "Educação 3.0 - Novas perspectivas para o ensino" (Editora Unisinos, 118p) Alfredo Fedrizzi, Fernando Becker, Gustavo Borba, José Moran e Mônica Timm de Carvalho (organizadora), fizeram uma sessão de autógrafos no início da tarde desta sexta-feira para os participantes do 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho. O livro está à venda no Congresso pelo preço promocional de R$ 25,00 e cada escola associada receberá um exemplar gratuitamente.
"Educação 3.0 - Novas perspectivas para o ensino" é resultado do primeiro encontro sobre Educação 3.0 promovido pelo SINEPE/RS em setembro de 2016 e da contribuição do professor e consultor na área de aplicação de novas tecnologias ao ensino e aprendizagem graduado na Universidade de Yale e na Harvard School of Education, Jim Lengel, que faz uma contextualização histórica com identificação das três eras da educação e as respectivas formas de ajuste entre o ensino e as demandas da sociedade e da economia.

EXPOEDUCAÇÃO

Paralelo ao 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, ocorre a Expoeducação, feira de produtos e serviços do setor educacional. Nessa edição, são 48 expositores em 600m², essa é a maior feira já realizada pelo SINEPE/RS!

O QUE FAZ A DIFERENÇA É A ATITUDE DO PROFESSOR

Leandro Karnal fala da necessidade dos professores de serem exemplos e alunos permanentes.

TÍTULO: O que faz a diferença é a atitude do professor

APOIO: Leandro Karnal fala da necessidade dos professores de serem exemplos e serem alunos permanentes

"Quem deu aula para o Ensino Fundamental é muito especial. Sem demagogia. Reúne capacidade técnica e estabilidade emocional, psicológica." Foi de forma descontraída que o doutor em História pela USP e professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas Leandro Karnal começou a palestra de encerramento do 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, "Professor: faça a mudança acontecer", falando da realidade da sala de aula, do "dom divino ou demoníaco do aluno de descobrir o ponto fraco do professor".

PALESTRANTES DO ESPAÇO MOVER INSTIGAM NOVAS PRÁTICAS

Luciana Corso, Renato Júdice, Luiz Felipe Lins e Miguel Thompson dão exemplos de como mudar dentro da sala de aula e fora dela

Questões práticas do ensino e da aprendizagem foram o norte dos palestrantes do Espaço MOVER (Minuto para Olhar, Viver, Escutar e Refletir). A doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS Luciana Velhinho Corso, começou a exposição com a palestra "Qual o impacto do ensino sobre a aprendizagem do aluno?" Falando sobre a obra "Aprendizagem visível para professores", de John Hattie, do qual foi revisora técnica.

PARA AVANÇAR, É PRECISO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

José Paulo da Rosa compara resultados do Brasil com países como a Coreia do Sul, onde a educação é prioridade

Na palestra "Apagão da Educação", o doutor e mestre em Educação e diretor regional do Senac-RS José Paulo da Rosa fala da educação brasileira em relação a de outros países, como Finlândia, Coreia do Sul e Cingapura. "Temos resultados ruins quando comparados com os de outros países. Quais caminhos para encontrarmos a luz?"

Mais informações em: http://www.sinepe-rs.org.br

Confira algumas imagens: