Sobre
a escola

Em março de 1936, cinco Irmãs da Congregação das Irmãs de Notre Dame chegaram a Júlio de Castilhos provenientes de Passo Fundo, dando início às atividades na Escola, localizada à Avenida Pinheiro Machado, nº 420.

A Escola foi fundada nessa localidade com o objetivo de oferecer ensino regular e educação da fé às crianças e adolescentes. Com esse intuito a escola iniciou suas atividades aos 2 de março de 1936, com 107 alunos, quatro internas e como Superiora e Diretora a Irmã Maria Norbertina.

Em março de 1954, foi criada a Escola Normal Regional, que nasceu para atender à necessidade de habilitação para o Magistério, sendo suprimida alguns anos mais tarde. Depois foi implantado o ensino de 1º grau, que hoje é reconhecido como Ensino Fundamental.

Acreditando nos princípios educacionais Notre Dame, confirmados por mais de 150 anos de experiência, a Escola Maria Rainha, investe na qualificação da educação, no cultivo de valores, na concretização de atividades significativas e na integração família- escola- comunidade.

Estrutura

Através de uma educação sólida com valores cristãos, há mais de 80 anos a Escola Maria Rainha é referencial de educação no município de Júlio de Castilhos. Para qualificar o ensino, a Escola conta com uma equipe de profissionais capacitados, excelente estrutura física, com espaços diversificados e equipados, possibilitando atividades pedagógicas ricas e variadas.

  • Laboratório de Matemática – Visa oferecer um espaço de aprendizagem com experimentos concretos que proporcionem a relação entre teoria e prática, na construção e compreensão dos conhecimentos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos e aplicá-los à prática das atividades cotidianas.
  • Laboratório de Informática - Tem por objetivo apoiar as atividades pedagógicas através da utilização dos equipamentos como ferramenta para uma aprendizagem significativa através da pesquisa e do contato com diversificadas possibilidades.
  • Biblioteca – Tem por finalidade ser espaço de consulta, leitura e estudo para os alunos, os professores e a comunidade escolar, bem como oferecer oportunidade para desenvolver hábitos de leitura e pesquisa para ampliar os conhecimentos. Conta com um acervo diversificado de livros de acordo com a faixa etária dos estudantes.

A estrutura física também conta com:

Quadra coberta poliesportiva:  Dispõe de estrutura física para a realização de diversas atividades: práticas da Educação Física, Treinos esportivos de alunos e pais, atividades extraclasse e realização de eventos que envolvam toda a comunidade Escolar.

Sala de Atividades (Arte/ cozinha) - Conta com ambiente acolhedor e que responde às necessidades da disciplina no desenvolvimento de habilidades artísticas. Também é utilizada para atividades que preveem a utilização de alimentos. Além de atividades pedagógicas, o espaço é disponibilizado a Oficinas de Culinária.

Salão de Atos - Comporta duzentas pessoas e é palco de atividades de aprendizagem, recreação e eventos da comunidade em geral. É utilizada nas atividades cotidianas e de extraclasse, como aulas de dança, música e teatro. É um espaço que possibilita a diversificação de atividades de expressão corporal.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E MATERNAL

Dispomos de amplo espaço físico, devidamente adequados e planejados, para que as crianças possam dentro de nosso contexto educacional terem toda a assistência necessária para o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, afetivo, social e humanitário.

Os pequeninos desta fase educacional são atendidos por uma equipe de profissionais experientes, que conhecem a responsabilidade que têm em suas mãos. As crianças sentem-se livres em um ambiente seguro e agradável e ao mesmo tempo protegidas pelo carinho e atenção que lhes é dispensada.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

Os alunos do ensino fundamental contam com diversos espaços devidamente planejados para facilitar o processo de ensino aprendizagem. Tais como: laboratório de ciências, laboratório de matemática, laboratório de informática, Quadra coberta poliesportiva, sala de Atividades, pracinha, salão de atos e biblioteca.

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

7h30min às 17h40min

WhatsApp