Sobre
a escola

No dia 07 de março de 1935, as Irmãs de Nossa Senhora, enviadas pela Província da Santa Cruz - Passo Fundo, RS, assumiram a missão educacional na Escola Cooperativa dos Ferroviários, na Vila Piratini, hoje Pedro Osório. As Irmãs administraram essa atividade na Escola dos Ferroviários, até 11 de dezembro de 1954. Então, por falta de verbas, a referida unidade escolar foi extinta.

A Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus foi fundada no dia 1º de março de 1936. As Irmãs assumiram a Escola Paroquial São José, na Vila Piratini, antes administrada por um professor. No dia 30 de junho de 1939, a Escola passou a ocupar o prédio perto do Rio Piratini, onde funciona até hoje, com sucessivas reformas e construções, devido às enchentes.

No dia 15 de abril de 1959, a primeira grande enchente levou um pavilhão da Escola, com bancos, livros e documentos. A súbita chegada das águas não deu tempo para salvar nada, com exceção de um livro de matrículas começado no início do mesmo ano de 1959. Com a ajuda da mantenedora e da comunidade, foi reconstruído um pequeno prédio para que as Irmãs pudessem continuar sua obra de “educar para a vida e para a transformação da sociedade”. Atualmente a comunidade de Pedro Osório, compartilha a realidade de uma escola que se fortifica a cada ano.

Estrutura

Escola Sagrado Coração de Jesus - Pedro Osório, RS

DIFERENCIAIS

- Projetos interdisciplinares em sala de aula

- Momentos de Espiritualidade

- JUND – Juventude Notre Dame

- Grupo: Amigos de Santa Júlia

- Festa da Família

- Semana Polar

- Semana Literária

- Atividades Farroupilha

- Mostra Pedagógica e Feira de Ciências

- Palestras educativas e motivacionais

ESPAÇOS TEMÁTICOS

  • Biblioteca
  • Laboratório de Informática
  • Salão de Atos
  • Área de recreação

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

WhatsApp