Sobre
a escola

A Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família marca presença no município de Rolante, desde 1929, ano de sua fundação, na data de sete de setembro. Há mais de 90 anos contribui na construção da comunidade rolantense. O sucesso dessa história está na competência dos profissionais e no ótimo desempenho dos educandos. Uma educação de excelência se constrói desde cedo, com fundamentos sólidos.

Em 1926 foi constituída uma laboriosa comissão coordenada pelo Padre Jorge Anneken para conseguir uma Escola de Irmãs, em Rolante. Em 1928 foi lançada a pedra fundamental para iniciar a sua construção. Um sonho começou a se tornar realidade com o surgimento da Escola Sagrada Família.

A Escola está construída sobre valores cristãos e sólidos princípios pedagógicos. Há 20 anos, é dirigida pela Irmã Norma Maria Specht, que, com firmeza e competência, dedica-se em torná-la um referencial de Educação, a melhor Escola do município.

Ao longo de sua caminhada, o “Sagrada” empenhou-se em formar pessoas cultas, competentes, criativas e solidárias. Um grande diferencial é o ambiente harmonioso e acolhedor que favorece o desenvolvimento de valores que defendem a vida em todas as suas manifestações. Na Escola Sagrada Família não há limites para a vontade de aprender, nem fronteiras para a arte de ensinar!

“A Educação é Sagrada!”

Estrutura

A Escola Sagrada Família desenvolve uma educação sólida com valores cristãos há mais de 90 anos no município de Rolante. Voltada para a formação integral do aluno, o Sagrada conta com a seguinte estrutura:

BIBLIOTECA:

Ampla Biblioteca informatizada para pesquisa e realização de trabalhos escolares.

BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL:

Conta com uma grande diversidade de livros infantis e infanto-juvenis, para utilização dos alunos e professores, com espaço para leitura e para a realização da Hora do Conto.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS:

Visa proporcionar aos alunos e professores oportunidades de experimentos para relação entre teoria e prática na construção do conhecimento, além de facilitar a compreensão dos conteúdos desenvolvidos.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

Tem por objetivo apoiar as atividades pedagógicas dos alunos e professores. Conta com uma lousa digital interativa moderna e dinâmica.

SALÃO DE EVENTOS:

Espaço que comporta 300 pessoas para realização de eventos como: apresentações artísticas, teatrais, reuniões, palestras, seminários, treinamentos, formaturas.

ESPAÇO ABERTO:

Espaço adequado para se conectar com a natureza e para a realização de atividades ao ar livre.

PRAÇA JULINHA BILLIART:

Espaço gramado com brinquedos seguros e adequados para as crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais.

REFEITÓRIO:

Tem a finalidade de ser utilizado para atividades que preveem a utilização de alimentos, para refeições e Oficinas de culinária.

SALAS DE AULA:

Salas amplas e climatizadas, com multimídia e acesso à internet.

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

7h30min às 17h40min

WhatsApp