Sobre
a escola

A Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, há 85 anos, está a serviço da Educação, em São Lourenço do Sul. Foi criada, graças ao pedido insistente do Padre José Herbst à Madre Maria Valeriana. O sacerdote e muitos paroquianos queriam a presença de uma escola católica, dirigida por Irmãs, voltada à educação, à catequese e com internato para meninas. No dia 03 de março de 1936, as três pioneiras, movidas pela alegria de uma nova fundação, chegam em S. Lourenço: Irmã Maria Guda (diretora), Irmã Maria Bilhildis e Irmã Maria Olga a incerteza e a insegurança de todo começo. 

A escola nasceu como Escola Paroquial, numa pequena casa alugada e, por gentileza, o Sr. Prefeito Municipal da época, comprometeu-se a pagar o aluguel por dois anos. A memória continua bem viva no povo que acompanhou a história da escola desde aquele 16 de março de 1936, início das atividades escolares e do funcionamento da escola, com apenas 50 alunos. A presença do “Estrela do Mar” é um testemunho de fé, amor, esperança e um referencial de educação.

Estrutura

EDUCAÇÃO INFANTIL E MATERNAL

Dispomos de amplo espaço físico, devidamente adequados e planejados, para que as crianças possam dentro de nosso contexto educacional terem toda a assistência necessária para o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, afetivo, social e humanitário.

Os pequeninos desta fase educacional são atendidos por uma equipe de profissionais experientes, que conhecem a responsabilidade que têm em suas mãos. As crianças sentem-se livres em um ambiente seguro e agradável e ao mesmo tempo protegidas pelo carinho e atenção que lhes é dispensada.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

Os alunos do ensino fundamental contam com diversos espaços devidamente planejados para facilitar o processo de ensino aprendizagem. Tais como: laboratório de ciências, laboratório de matemática, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de artes, salão de atos e biblioteca. Neste ano,  de 2019, foi inaugurada a quadra coberta poliesportiva, possibilitando um espaço diferenciado para a prática de esportes e outras atividades educativas.

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

WhatsApp