Curtas na Educação

O projeto Curtas do CMA visa promover a reflexão sobre temas contemporâneos e que afetam diretamente a vida do cidadão, a fim de influenciar tanto o público espectador como o que o produz, possibilitando a construção de valores do ser que é responsável pelo ambiente coletivo.  

Desde o ano de 2009, o Colégio Maria Auxiliadora desenvolve o projeto e durante a Semana Artístico-Literária os curtas produzidos pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio são apresentados ao público.

A cada ano o projeto vai se aperfeiçoando, e cada vez mais, empolgando os jovens artistas. Este trabalho é fruto de muitas leituras em diferentes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia e Arte que medeiam a realização dos filmes, desde a construção do roteiro, das gravações de cenas e da edição dos vídeos a partir de softwares adequados ao nível dos discentes. Além de envolver as famílias, professores, funcionários tem a participação de diversos colaboradores durante as gravações.

Desde 2012 os Curtas do CMA participam da Mostra Estudantil Juvenil de Ficção no Festival de Guaíba e conquistam premiações.

Conheça aqui os finalistas do Prêmio Illuminare 2017.