Semana da Criança: Cinema e Piquenique

A vida é como um piquenique em uma tarde de domingo — ela não dura muito tempo. Só olhar o sol, sentir o perfume das flores ou respirar o ar puro já é uma alegria. Mas se tudo o que fazemos é ficar discutindo onde pôr a toalha, quem vai sentar em que canto, quem vai ficar com o peito ou a coxa do frango…, que desperdício! Mais cedo ou mais tarde o tempo fecha, a tarde cai e o piquenique acaba. E tudo o que fizemos foi ficar discutindo e implicando uns com os outros. Pense em tudo que se perdeu.

 

mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, autor do texto “A vida é como um piquenique em uma tarde de domingo”, nos ensina uma lição simples sobre a impermanência e que tudo na vida é, de fato, passageiro.

As palavras do mestre nos alertam para uma vida com mais sabedoria. Todos os momentos da nossa existência – incluindo um simples piquenique –, são lindas oportunidades. É preciso, portanto, aproveitá-las.

Neste sentido, a Educação Infantil proporciona constantemente esses momentos de partilha e encontro, para que as crianças possam curtir as pequenas e boas coisas da vida.

Baseadas nesse espírito de alegria, também assistimos o Filme Trolls que nos trouxe muitas lições:

Lição 1

O essencial é invisível aos olhos.

O filme trabalha muitíssimo bem os sentimentos. E de uma forma bem característica, onde as crianças conseguem associar cada emoção facilmente.

Lição 2

A união faz a força.

O filme mostra características como liderança, trabalho em equipe e cumplicidade, despertando nos expectadores mirins, a ideia de colaboração, amizade.

Lição 3

Onde mora a tal da dona felicidade?

A felicidade é a que mais aparece e deixa tudo bastante colorido e vivo, mas ao decorrer da trama, a gente percebe que ela é importante sim, mas que existem outros sentimentos que fazem a diferença e que precisam existir para que tudo ganhe sentido.

E para acompanhar tudo isso, vejam as nossas fotos!!