Móbiles da Natureza

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade. (KISHIMOTO, 1994).

Pensando nesse contexto, a professora da turma 032 da Educação Infantil fez um sorteio entre as crianças, que retiraram de uma caixa o nome de um presente para o Seu Alfabeto, nas férias deveriam além de passearem e registrarem no caderno sobre s suas férias, deveriam confeccionar o presente sorteado. Este não deveria ser comprado, mas feito pela criança. Assim como os registros sobre as férias foram apresentadas através de oratória, esses presentes também foram apresentados, e com eles estamos utilizando várias formas de aprender o alfabeto, assim como a escrita dos nomes dos presentes, utilidades e pesquisa sobre os mesmos e finalmente um ALFABETO MÓVEL que foi exposto em sala. Acredito que quando acrescentamos criatividade, espontaneidade, alegria e muita imaginação na nossa prática pedagógica, proporcionamos às nossas crianças o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de aprendizagem das “letrinhas” como uma etapa fundamental e prazerosa para no universo do ensino-aprendizagem. Veja as fotos das atividades.