Musicalização na E.I. com Samuel Sodré

A reunião pedagógica da Educação Infantil no dia 20 de março, foi com a presença do Músico Samuel Sodré  e a participação da sua filha Bárbara Sodré, e os objetivos específicos que orientaram o estudo foram:

  • Entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil.
  • Perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil.
  • Analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil.

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

Quando falamos no processo de usar a música na educação infantil, temos de lembrar que as crianças usam sons de forma espontânea, cantam e criam músicas. Outra forma de se trabalhar a música são os jogos musicais, que podem ser realizados na educação infantil para trabalhar os sons.

Desta forma, o Músico Samuel Sodré realizou diversas atividades com as professoras, trazendo alegria, recursos pedagógicos (instrumentos musicais feitos com sucatas), histórias, atividades corporais e um “tempero para vida”, conforme expressão utilizada pelo especialista!