Somos todos iguais, porém diferentes

Com este projeto a turma 022 está trabalhando a questão da igualdade, tratando da consciência corporal, da igualdade na condição de filhos de Deus e com direitos e deveres (ambiente em que estamos inseridos). E das diferenças, na nossa complexidade emocional; trabalhando nossos sentimentos, aprendendo a lidar com cada momento, respeitando o tempo de cada um e sabendo superar os desafios. Assim, seguimos dando continuidade com o Projeto Viver Valores, já oferecido pela escola e trabalhado com a Psicóloga Fabiana, enfatizando o RESPEITO, o CUIDADO e a VALORIZAÇÃO dos sentimentos.

O Projeto, “Somos iguais, porém diferentes”, também está sendo trabalhado com os nossos mascotes, Os Pingos, onde cada personagem apresenta características e sentimentos diferentes, porém vivem juntos. Assim, o lúdico sempre estará aliado a qualquer aprendizagem realizada na turma.

A primeira etapa do Projeto foi à visita dos sete Pingos na casa de cada família, com a tarefa de pintar o Pingo mais parecido com a criança, com a mamãe e com o papai. No retorno, cada aluno apresentou sua tarefa para a turma.

A segunda etapa foi cada família construir um novo Pingo, com a cor, característica e preferências escolhidas pela criança. Também cada criança fez a sua apresentação.

A terceira etapa está sendo o cuidado destes novos Pingos em sala de aula e da construção de diversas histórias, envolvendo os novos Pingos. Será montado um livro com as histórias da turma 022 e os Pingos.

A quarta etapa será a visita de todos os Pingos (os sete criados pelos autores Mary França e Eliardo França e os treze Pingos criados pelas crianças e professora), na casa de cada família e ficarão dois dias para que possam anotar a rotina das crianças com seus amigos Pingos e registrarem com fotos.

Assim, o Projeto terá continuidade no decorrer do ano letivo de 2017.