Proposta Pedagógica

HISTÓRIA

A Educação Notre Dame tem sua origem numa profunda experiência da bondade de Deus e do seu amor providente. Tal experiência foi transmitida por Santa Júlia Billiart, a mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame. A educação é a resposta de Júlia ao abandono e desolação em que viviam muitas crianças de sua época. Júlia vê na educação uma poderosa possibilidade de solução para muitas questões humanas e espirituais do seu tempo e de invenção do futuro. Júlia, uma mulher forte, à frente do seu tempo, funda em 1804 na França uma congregação religiosa docente com o objetivo de ir ao encontro das pessoas.  

Logo a maravilha do amor de Júlia ao Deus bom e providente, fundamento do seu fazer pedagógico, se expandiu para outros países e encantou muitas outras pessoas. Em 1850, três Irmãs de Notre Dame de Amersfoort, Holanda, chegaram a Coesfeld, Alemanha. Duas jovens professoras, Hilligonde Wolbring (Irmã Maria Aloysia) e Elisabeth Kühling (lrmã Maria Ignatia), que acolhiam crianças órfãs e abandonadas, iniciaram sua formação à vida religiosa e foram introduzidas no Espírito e na Regra das Irmãs de Notre Dame de Amersfoort, recebidos das Irmãs de Notre Dame de Namür, Bélgica.

Em 1855, a fundação de Coesfeld tornou-se uma congregação independente. No espírito de Júlia Billiart, das primeiras Irmãs de Coesfeld e do pedagogo alemão Bernard Overberg, a Congregação das Irmãs de Notre Dame continua a testemunhar no mundo inteiro a bondade de Deus e o seu amor providente, através da educação, em todas as suas formas. Hoje, as Irmãs de Notre Dame estão presentes em 19 países, nos cinco continentes.

A Congregação das Irmãs de Notre Dame chegou ao Brasil em 1923 e, hoje, dedica suas forças e recursos educacionais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão, Acre e no Distrito Federal. Também atua em duas frentes missionárias: em Moçambique e no Peru.

 

CARISMA

O carisma da Congregação das Irmãs de Notre Dame, legado da mãe espiritual Santa Júlia Billiart, expressa-se como:  

Uma profunda experiência da bondade de Deus e de seu amor providente.

 

MISSÃO

Educação sólida com valores cristãos.

 

VISÃO

Formar líderes para a transformação da sociedade.

 

MARIA, MAE EDUCADORA

A Educação Notre Dame, desde sua origem, tem em Maria, a Mãe de Jesus, o modelo de sua proposta educacional e o exemplo de vida para o Educador Notre Dame. Santa Júlia, ao conferir um estilo mariano à sua obra educacional, desejou que em todo o processo educativo estivessem presentes os valores, as atitudes e os princípios de Maria. Maria, a mulher contemplativa do mistério de Deus no mundo e na vida de cada um de nós, é para sempre a nossa Mãe Educadora.

 

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

Bondade e amor providente de Deus

Coração da educação Notre Dame

A Educação Notre Dame tem suas raízes numa profunda convicção de que Deus é bom e providente. A espiritualidade, como sentido pleno de vida, é o coração de todo o seu fazer pedagógico e oferece as diretrizes seguras de uma Educação Integral.

 

Dignidade da pessoa

Imagem de Deus

Os seres humanos têm em si o gérmen do amor divino, que os inspira e impulsiona para o ser mais, como participantes responsáveis da criação. A Educação Notre Dame tem na educação para a liberdade o seu meio e o seu fim, com o objetivo de formar pessoas fortes, fecundas e inovadoras, aptas e dispostas a atuarem de forma proativa e solidária na sociedade.

 

Educador Notre Dame

Testemunha do Mestre

O Educador Notre Dame é, antes de tudo, testemunha da singular compreensão e apreciação da bondade e do amor providente de Deus. Pelo testemunho vivo do seu modo de ser e agir, atuando com bondade e firmeza, conquista a confiança do educando e, com base nessa, viabiliza o compromisso perene com uma Educação lntegral.

 

Educação Integral

e de excelência para a transformação

A Educação Notre Dame promove a formação de pessoas fortes que apoiam sua vida sobre uma fé sólida e prática. Integra o imensurável amor e bondade de Deus em um ambiente de espiritualidade e excelência acadêmica, formando pessoas crítico-reflexivas, inovadoras, colaborativas, competentes, incorruptíveis, dispostas ao aprendizado contínuo e comprometidas com a invenção do futuro da sociedade.

 

MUNDO E SOCIEDADE

Vivemos num contexto de profundas e contínuas mudanças. A humanidade questiona-se sobre o seu passado, presente e futuro. É uma época muito propícia para a reinvenção e a ressignificação das instituições. Deus nos convida a contemplar o mundo e suas criaturas, procurando ver os sinais do seu amor e as oportunidades de invenção de um mundo melhor.

As Escolas e os Educadores Notre Dame são desafiados, desde a sua origem e ainda mais hoje, a encontrar novas e melhores formas de educar, partindo dos saberes e dos questionamentos que ecoam nas comunidades onde atuam. Experimentam e constroem as mudanças necessárias para o encantamento da educação.

A Educação Notre Dame postula uma sociedade que:

- fundamente-se no amor, na bondade e na ética;

- reconheça a dignidade da pessoa humana e respeite as diferenças;

- seja livre e emancipadora, cujos bens, conhecimentos e tecnologias estejam a serviço da vida;

- promova a justiça, a paz e a integridade da criação, contra qualquer tipo de violência e corrupção;

- seja solidária e sustentável, comprometida com princípios de cuidado à toda criação;

- volte-se à verdade e à formação de pessoas fortes na vida, inovadoras e transformadoras.

 

SER HUMANO

A Educação Notre Dame vê o ser humano na sua dignidade de pessoa como imagem e semelhança de Deus. Os educadores e educandos, seres humanos em processo intenso e continuado de formação, são, por essa via, aprendizes de sentido de humanidade, de valores cristãos, de competências, habilidades e atitudes necessárias para a vida.

A bondade e o amor providente de Deus compõem essencialmente o modo como as Escolas e os Educadores Notre Dame veem o ser humano e todos os seus processos pedagógicos.

A Educação Notre Dame concebe o ser humano como:

- ser de amor, de bondade e dignidade, criado à imagem e semelhança de Deus;

- ser de relações, capaz de construir a comunhão com seus semelhantes;

- solidário, livre e responsável, capaz de comprometer-se com a vida em todas as suas formas;

- pessoa forte, de fé sólida e prática, capaz de atuação ética e proativa na sociedade:

- orientado à integridade, à justiça e à verdade;

- testemunha de alegria, felicidade e sentido de vida.

 

EDUCAÇÃO

O entendimento de educação dentro do carisma Notre Dame nasceu, cresceu, amadureceu e se fortaleceu numa espiritualidade centrada na experiência da bondade de Deus e do seu amor providente. Júlia Billiart, as primeiras Irmãs de Coesfeld e Bernard Overberg orientam que no ensino se acentue o lado prático, sob o forte fundamento da fé, a fim de preparar os educandos para a vida. Trata-se de uma Educação Integral que se traduz, hoje, no desenvolvimento de competências, habilidades e valores.

A Educação Notre Dame se fundamenta em:

Educação com vida - vívida e vivificante:

- reconhece no educando um ser integral em que a vida está em permanente construção;

- envolve o mundo de esperança e faz a comunidade educativa prosperar no e para o bem;

- forma pessoas fortes, com virtudes sólidas, cidadãos justos, conscientes e atuantes;

- encanta-se com a obra da vida, a busca do conhecimento e o mistério da transcendência.

Educação para a vida – vibrante, útil, necessária e prática:

- currículo que contemple o desenvolvimento de todas as faculdades da pessoa e em todas as suas formas de expressão;

- disciplina como parte integrante da educação para a autonomia responsável;

- práticas pedagógicas inovadoras que respondem às necessidades dos tempos.

Educação por vida - vida em abundância para todos:

- convicta a respeito do dever como obrigação de justiça;

- comprometida com a partilha dos recursos, o bem-estar do outro e a vida no planeta;

- orientada à formação na verdade, para a integridade, a liberdade e a responsabilidade;

- voltada para a formação de líderes cristãos com pensamento crítico e ação criadora capazes de conviver e interagir positivamente na sociedade.

 

ESCOLA

A experiência da bondade e do amor providente de Deus se expressa no clima organizacional, na pedagogia do amor, da convivência, do diálogo e na pedagogia provocadora de uma obra educacional apostólica que visibiliza:

- amor, que se manifesta pela firmeza unida à bondade;

- espírito de família, olhar atento para a pessoa do educando;

- acolhida e excelência no atendimento;

- orientação prática para a vida, senso de responsabilidade e disciplina;

- alegre simplicidade nas relações e nos processos;

- organização, beleza e profundidade pedagógica do ambiente;

- segurança, colaboração e leveza institucional.

 

FAMÍLIA

A aliança entre a família e a Escola é essencial para a consecução da Educação Notre Dame. Uma Educação Integral compreende os campos intelectual, afetivo, emocional e espiritual, unindo conhecimento e experiência, saber e agir. Nesse sentido, a família é a principal aliada na educação.

A Educação Notre Dame concebe a família como:

- espaço de geração de vida, de amor mútuo e de crescimento humano;

- caminho dinâmico de definição e realização de projetos de vida e de amadurecimento humano na fé;

- parceira e corresponsável em todos os processos de ensino-aprendizagem e na formação do educando em todas as dimensões.

 

EDUCADOR NOTRE DAME

O Educador Notre Dame é um profissional qualificado em competências, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade que leva adiante a obra educacional Notre Dame. Ele responde às demandas próprias da Educação Integral e de excelência e atua de maneira proativa num mundo marcado por contínuas mudanças.

O Educador Notre Dame em seu modo de ser e agir:

- compromete-se com a Educação Integral, enraizada nos valores perenes do Evangelho e na compreensão da complexidade do mundo contemporâneo;

- faz a mediação do processo ensino-aprendizagem a partir de valores humanizadores;

- dá significado e aplicabilidade prática aos conteúdos;

- cria estratégias para desenvolver capacidades e habilidades de liderança, trabalho colaborativo e ética na convivência;

- utiliza na prática pedagógica recursos didáticos adequados, à pesquisa contínua e às novas tecnologias;

- reverencia a imagem de Deus em cada pessoa através da acolhida e da escuta respeitosa;

- cria no ambiente de trabalho relações saudáveis e geradoras de comunhão;

- confirma pela sua prática que bondade e firmeza são marcas características da Educação Notre Dame;

- oportuniza a Educação Integral em prol do pleno desenvolvimento acadêmico, humano e espiritual do educando.

 

EDUCANDO

A preciosidade da vida como dom e graça, lugar de compreensão singular da bondade e do amor Providente de Deus, nos faz ver o educando como centro de todo o processo formativo. Em seu desenvolvimento respeitam-se as características, as especificidades e os interesses de cada etapa evolutiva, munindo-o do que for necessário para prepará-lo para a vida, capacitando-o a chegar à plena dignidade de cristão amadurecido.

Orientado pelos Princípios Educacionais Notre Dame, pela concepção de ser humano, de sociedade e de Educação Integral, visamos que o educando torne-se:

- vocacionado ao amor, à fé, à bondade e ao comprometimento com a verdade dentro das contradições e vicissitudes da vida;

- irradiador de alegre simplicidade, colaborativo e promotor de relações humanizadoras;

- maravilhado com a aprendizagem contínua, engajado e audacioso na busca do saber e na construção do conhecimento;

- entusiasmado pela vida, dedicado e fecundo na construção de um mundo sustentável;

- respeitoso na convivência, aberto para as iniciativas de solidariedade.

 

METODOLOGIA

A metodologia da Educação Notre Dame, imbuída do Carisma, da Missão e da Visão, reconhece o educando na sua integralidade, como pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, dotado de inteligência e vontade.

Tem, por isso, um perfume determinado, com a fragrância da bondade e do amor providente de Deus.

Por isso:

- parte da vida dos educandos, das suas experiências e das questões educativas que emergem no contexto atual de mudança de época;

- desenvolve-se: em um ambiente de cooperação e respeito entre educador-educando; por meio de observação, leitura, registro, pesquisa, escrita, diálogo, debates, produções pessoais e coletivas, entre outros; relacionando o conhecimento prévio do educando com os conhecimentos, acumulados da humanidade; em atitude de curiosidade, entrega e disciplina, na busca e construção de competências, habilidades e valores necessários para a vida;

- tem por finalidade a formação de pessoas fortes na vida, no amor, na fé, no conhecimento e na profissão.

"Precisamos ser pacientes com as crianças. Afinal de contas, o bom Deus é paciente com todos nós." (C421/1815) 

 

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