Pastoral

A Pastoral Escolar do Colégio Maria Auxiliadora busca oferecer espaços de celebração e de convivência para o crescimento humano espiritual de seus educandos e educadores, tendo como base os valores cristãos e a identidade Notre Dame.

Estando presente em todos os momentos da vida da comunidade escolar, a Pastoral promove momentos de espiritualidade e evangelização, tendo presente o Projeto de Jesus Cristo e os Princípios Notre Dame de Educação. Oportunizando, assim, o amadurecimento e a expressão da fé no Deus bom e providente.

 

Retiro dos colaboradores

A cada ano os colaboradores leigos são convidados para um retiro espiritual. Tempo de graça e de recolhimento. Tempo de olhar para dentro de si e para o mundo que nos cerca com olhar contemplativo. O retiro acontece nas dependências do Sítio Notre Dame. Junto à encantadora natureza, todos são presenteados com momentos de fortalecimento da fé.

 

Celebração Pascal

Os alunos da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio são convidados para uma celebração em preparação para a festa da Páscoa, nas semanas que antecedem a Páscoa. São celebrações ricas em símbolos e ritos que pretendem aprofundar a vivência do Mistério Pascal.

 

Celebração dos aniversários

Celebrar a vida é agradecer ao Deus da existência por este dom. Por isso, o aniversariante do dia recebe um cartão, acolhe o canto de parabéns e recebe muitos abraços de felicitação. Semestralmente, celebra-se, com um gostoso bolo e belas homenagens, os aniversariantes do semestre. É muita alegria e gratidão perpassando cada momento.

 

Celebração Eucarística

É a celebração por excelência. Por ocasião do dia dos pais, dia das mães, dia do envio à grandes viagens de estudos, conclusão de curso do Ensino Fundamental e Médio e Natal, o Colégio Maria Auxiliadora vivencia a maior Ação de Graças que é a Eucaristia.

 

Amigos de Santa Júlia

Amigos de Santa Júlia é um grupo que se reúne mensalmente para aprofundar seus conhecimentos a respeito de Santa Julia Billiart, Mãe Espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame.

O grupo é aberto a todas as pessoas que desejam participar.

Os encontros acontecem nas primeiras terças-feiras de cada mês às 18h na Comunidade das Irmãs.

 

JUND

JUND – Juventude Notre Dame é um grupo de jovens, do qual fazem parte alunos, ex-alunos e demais jovens a partir da 7ª série do Ensino Fundamental.

O grupo se encontra semanalmente às terças-feiras a partir das 18h na Sala do JUND do Colégio Maria Auxiliadora.

Em toda a Rede Notre Dame acontece o JUND.

Para uma maior integração de todos os grupos, ocorre, anualmente, o ACAMPJUND. Uma manifestação de alegria, fé e convivência.  

 

Semana Notre Dame

A Semana Notre Dame é uma semana intensa de estudos referentes à vida, missão e legado espiritual de Santa Júlia Billiart, Mãe Espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame.

A culminância desta semana é na data da canonização de Santa Júlia, 22 de junho.

Este dia é especial também, porque é o Dia do Educador Notre Dame.

 

Semana Auxiliadora

Na Semana Auxiliadora, a Pastoral convida a toda a comunidade escolar a dirigir seu pensamento, suas reflexões à Maria, sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Colégio.

Além das comemorações e atividades da semana, no dia 24 de maio acontece a grande procissão pelas ruas da cidade de Canoas com a imagem da Mãe Auxiliadora.

Com sua imagem na parte mais alta do Colégio, Maria Auxiliadora acolhe as pessoas que chegam e abençoa as que saem com maternal cuidado e amor.

 

Oração na Sala dos Professores

Cada dia, no Turno da Manhã e da Tarde, os professores dedicam um tempo para sua oração e reflexão, antes de iniciarem suas aulas. Estes momentos renovam a esperança e fortalecem a fé.

 

Novena

Para a preparação do Natal, os Educadores Notre Dame participam ativamente de uma Novena, sequência de nove dias de oração. A cada ano um tema específico norteia as reflexões.

 

Oração antes das aulas

Todos os dias os alunos são convidados para um momento de oração antes de iniciarem suas atividades escolares.

Duas vezes por semana a oração é feita através do sistema de som. Nos demais dias é orientada pelo professor do primeiro período. É com confiança que consagramos a Deus cada dia de nossa vida.