Aluno ND na Final da OBM

A Olimpíada Brasileira de Matemática, que ocorre desde 1979 em âmbito nacional, este ano conta com a participação de aluno ND na fase final.

Além do principal objetivo de melhorar o ensino de Matemática no Brasil, a Olimpíada Brasileira de Matemática também busca descobrir jovens com talento matemático excepcional, assim colocando-os em contato com o meio da pesquisa, instituições e profissionais da área.

Eduardo Porto de Souza, aluno da 9ª série do Colégio Maria Auxiliadora, está classificado para a fase única, que ocorrerá nos próximos dias 24 e 25. Eduardo, através de incentivo da professora de Matemática e da visibilidade da Olimpíada, sentiu-se motivado a participar da OBM. Num primeiro momento a curiosidade, o gosto pela área e o estímulo dos pais foram seus aliados para o fazerem acreditar no seu potencial.

Desde sua inscrição, Eduardo adotou uma nova rotina de estudos, revisando diariamente assuntos estudados nas aulas e sempre buscando algo novo para reforçar seus conhecimentos. Tal postura refletiu na percepção de significativa evolução em todas as áreas, pois se sente mais confiante e motivado para alcançar seus objetivos. A experiência da OBM traz aprendizagens que ficam para a vida, relata Eduardo.

Em todo este processo Eduardo considera que a professora teve um papel muito importante, mantendo-o confiante e informado de todas as etapas.

Uma dica do Eduardo para alunos que querem participar da OBM: “ter vontade, acreditar em si, tentar, se arriscar e gostar de Matemática.”