Revista ENFOQUE Notre Dame

Esta é uma edição especial. Mesmo que cada uma das 21 revistas anteriores traduzam e socializem as práticas pedagógicas entre as escolas que compõem a Rede Notre Dame, este volume reúne um misto de alegria com uma exponencial responsabilidade.

Alegria por apresentar a Proposta Pedagógica ND de uma forma colaborativa, mostrando o envolvimento de todos nessa caminhada; responsabilidade por entender que partilhar com a comunidade escolar o compromisso das Irmãs de Nossa Senhora, de formar pessoas úteis e éticas à sociedade, enriquece o trabalho da Rede e se reflete positivamente no mundo de hoje.

A Proposta Pedagógica foi atualizada no final de 2016, tendo como pedra angular “Educação Sólida com Valores à Luz dos Princípios Educacionais Notre Dame”. Isto nos traz uma profunda reflexão de como as relações do cotidiano são afetadas pela velocidade que o mundo globalizado nos imprime e pelos valores que são deixados de lado nesta caminhada.

Representada por uma árvore enraizada em solo Notre Dame, a Proposta apresenta como frutos os valores que regem uma educação sólida e de princípios transformadores, fortemente marcados pela bondade, firmeza e competência. Saber, fazer e conviver são elementos que se complementam nesta Proposta que visa a educação integral do educando.

Sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro é expressão do Carisma ND. A experiência do Carisma convida educandos e educadores a terem corações grandes do tamanho do mundo para tornar o bom Deus conhecido e amado.

O dever de justiça em promover a formação de pessoas responsáveis, capazes de fazerem suas escolhas com liberdade, segundo os valores cristãos, embasa a Missão desta proposta educativa. A Visão de que é necessário formar líderes para a transformação da sociedade e que, para isso, trabalhar lideranças é um compromisso de todas as escolas da Rede ND, também é assumida pela Instituição. 

O Educador, como personagem que responde às demandas próprias da Educação integral e de excelência, deve atuar de maneira proativa num mundo marcado por contínuas mudanças. 

As páginas centrais foram reservadas a cinco alunos do Ensino Médio do Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas e do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, que em um encontro descontraído responderam questionamentos acerca de seus aprendizados, reconhecendo a proposta educativa na sua experiência escolar, identificando-se como aluno Notre Dame. 

Trabalhamos a Educação como partilha de recursos e promoção do bem-estar do outro. Nossas Escolas manifestam a experiência pedagógica de mais de 200 anos de consistência e credibilidade para transformar os desafios contemporâneos da educação em oportunidades de invenções futuras. Reconhecemos a aliança entre a Família e a Escola como essencial para a concretização da Educação Notre Dame. Postulamos uma sociedade que reconhece a dignidade da pessoa humana e respeita as diferenças. 

Enfim, é uma edição especial que, na sua essência, enfatiza a forma Notre Dame de educar. A leitura também deve ser feita de uma maneira especial, reconhecendo nas práticas diárias que cada um destes itens torna os envolvidos corresponsáveis na promoção de todo esforço e significado da Instituição.  

A última edição de 2016 abordou o tema “Consumo Consciente”, que oportuniza discussões, ações e debates sobre os cuidados com o futuro de nosso Planeta Terra. Clique aqui e acesse a Versão Digital. 

No primeiro semestre de 2016 a Revista Enfoque trouxe como tema Educação para uma Sociedade Sustentável. Acesse aqui a Versão Digital.

A segunda edição de 2015 da Revista Enfoque  aborda o tema Notre Dame Educação com ValoresClique aqui e acesse aqui a Versão Digital.

No primeiro semestre a revista Enfoque Notre Dame trouxe como tema Acontece na Escola. Acesse a Edição Virtual.

Retome a leitura da edição do 2º semestre de 2014 que tem como tema A Hora da Verdade: sala de aula  Edição Virtual.

Acesse também o conteúdo da revista Enfoque Notre Dame  do 1º semestre de 2014 com o tema: A Educação e a mídia virtual  na Versão Digital