Sobre
a escola

Há 80 anos o Colégio Maria Auxiliadora dedica-se ao ensino e ao compromisso com a educação.

Fundado em 1944, o CMA tem suas raízes nos princípios da Rede Notre Dame: bondade, firmeza e competência. A educação sólida é voltada à formação de líderes que busquem a transformação da sociedade.

O CMA apresenta constantes investimentos em estrutura e corpo docente, que tornaram o Colégio referência no município de Canoas e também na região. A Instituição une tradição e experiência de educar crianças e jovens com valores cristãos. A busca por metodologias que tornem o estudo dinâmico e prazeroso, atendendo às exigências de um mundo digital e globalizado, é incessante.

Com uma localização privilegiada no Centro da cidade, com uma grande área verde e uma estrutura completa, oferece Educação Infantil (a partir dos 2 anos de idade), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Turno Inverso (da Educação Infantil ao 6º ano), além de atividades extraclasse como ginástica, danças, artes e a prática de esportes. O foco no ensino se traduz no resultado de avaliações como ENEM, Vestibulares, Institutos Federais e no mercado de trabalho.

MATRÍCULAS BASE CURRICULAR
Bolsas de Estudos - Proposta Pedagógica
Convênios Educação Infantil
Inscrições para Matrícula Ensino Fundamental
- Agende uma Visita Ensino Médio
- Conheça Nossos Diferenciais Pastoral Escolar
   
GUIA ESCOLAR SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Avaliação de Aprendizagem Atividades Extracurriculares
Calendário Escolar Colônia de Férias
- Horários Escolares Turno Inverso
Lista de Materiais Escolares Eventos
Normas de Convivência Cantina
Nutrição Escolar Transporte Escolar
- Rotina Escolar  
Uniformes  

 

Estrutura

O Colégio Maria Auxiliadora oferece estrutura completa e moderna para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, lúdicas e esportivas. Os espaços físicos que compõem o ambiente escolar proporcionam a excelência do aprendizado, possibilitando o enriquecimento da vida estudantil, o aperfeiçoamento das atividades acadêmicas, e o amadurecimento das relações sociais. É nesse ambiente aconchegante, acolhedor, inovador e transformador, repleto de vivências, experiências e descobertas que os estudantes são preparados para o futuro profissional e para a vida em sociedade e comunidade.

No CMA, cada espaço é planejado para despertar a curiosidade e instigar os jovens a desbravar o conhecimento, favorecendo o protagonismo e autonomia do estudante, sempre orientados e instruídos por profissionais capacitados, buscando a excelência do processo de ensino-aprendizado na construção do pensamento crítico, do debate, da reflexão e da análise do mundo do jovem.

Utilize o menu abaixo e conheça todos os espaços e ambientes do Colégio Maria Auxiliadora!

CONVIVÊNCIA E ACOLHIDA   |   LABORATÓRIOS DE PESQUISA    |   PRÁTICA ESPORTIVA   |   AMBIENTES LÚDICOS   |   BIBLIOTECA   |   ESPAÇOS VERDES   |   CULTURAL   |   ESPIRITUALIDADE   |   ADMINISTRATIVOS  

 

Serviço aos alunos

Serviço aos alunos

Cultura de paz é responsabilidade de todos

O conceito Cultura de Paz significa um compromisso de recusa às atitudes violentas. Pode ser encarado como o princípio de assumir a solidariedade como norteador dos nossos processos de comunicação e relacionamento. Em tempos tristes, nos quais a violência invadiu escolas pelo País, nunca foi tão necessário abordar essa temática. É preciso promover o diálogo e a acolhida, em uma construção que não esconda as diferenças, mas promova uma escuta ativa e uma educação para a fraternidade. 

Na Rede Notre Dame, a Cultura de Paz é vista como uma responsabilidade de todos e está presente até mesmo em pequenos gestos, que entendemos serem fundamentais no desenvolvimento de relações de respeito. Na educação, temos um espaço privilegiado para estímulo a ações que vão ao encontro deste objetivo. Entretanto, essas iniciativas precisam de apoio e envolvimento de todos os agentes sociais, por se tratar de comportamentos que afetam toda a sociedade. A reportagem Enfoque provoca algumas reflexões nesta edição, com análises de especialistas no tema.

A Revista Enfoque traz ainda uma reportagem com registro de alguns momentos marcantes deste ano tão especial para as Irmãs de Notre Dame, que marca o centenário da presença ND no Brasil. Por falar em centenário, a Página do Aluno antecipa sobre como será um importante evento da nossa programação comemorativa o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, o tão aguardado Encontrão.

Além do Encontrão a ser realizado no mês de setembro, no mês de julho, os jovens marcaram presença em um novo espaço de acolhida e formação, a Casa das Juventudes Notre Dame (CAJUND), que é apresentado em uma reportagem especial. Esta edição também revela novidades sobre o Relatório Unesco, em Atualidades Educacionais, entre muitos outros assuntos que preparamos para você. Desejamos uma ótima leitura!

 

Irmã Shirle Maria

Superiora Provincial

Contato

Horário de atendimento da Secretaria e Tesouraria: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

WhatsApp